Adeus Verdades Secretas


No cenário atual onde o fanatismo religioso e suas notas de repúdio tentam impor o que consumir na TV, colocar no ar uma novela como Verdades Secretas foi um ato de coragem da globo que teve que ignorar o risco de boicote por uma produção que merece todos os prêmios possíveis.



Deu para mergulhar na história absurda de uma filha envolvida com o marido da mãe por mais irreal que parecesse ser. Mas ficção não é isso mesmo?

Grazi Massafera deu um tapa na cara de todo mundo que a julgava por ser ex BBB e ainda mostrou que está longe de ser a atriz sem sal que tantos diziam. Drica Moraes esteve genial, como de costume. Marieta Severo nem de longe lembrava a dona Nenê, personagem que interpretou por catorze anos. Camila Queiroz, estreante como atriz, fez a gente duvidar de que este fosse mesmo o seu primeiro trabalho. Contracenando com gente experiente, Camila não deixou a peteca cair e mostrou a que veio. (Leia aqui a minha entrevista com a Camila)

Walcyr Carrasco nos presenteou com uma novela como a tempos não víamos. O país inteiro esteve em frente à TV a espera do desenrolar dessa história que por vezes nos deixou tão nervosos como se aquilo tudo fosse real.

Não dá para negar, Verdades Secretas foi o maior acerto da teledramaturgia da globo nesse ano de baixos índices de audiência e de crescente distanciamento do público que a cada dia mais se entrega a outras opções de entretenimento (NetFlix, YouTube, etc).

Hoje em dia, tirar a atenção do telespectador da internet e focá-la apenas na TV é impossível. A meta deve ser atrelar as duas coisas, fazendo com que o público use as redes sociais em favor da produção e não como distração, e foi exatamente isso que Verdades Secretas conseguiu fazer. Era uma enxurrada de tweets a cada capítulo, fenômeno conseguido a princípio por Avenida Brasil.

O país das telenovelas está se reinventando, descobrindo novos métodos e linguagens. O formato antigo vai se renovando a cada dia e adaptando-se ao mundo moderno.

O melhor caminho para a Globo voltar com os altos índices de audiência é dar o que o público deseja, e o que o público quer é mais Verdades Secretas que lhe tirem o fôlego.
Share on Google Plus

About Unknown

Escritor, social media e viciado em refrigerante de laranja. Meu sonho era ser a loira do tchan, mas eu não era loira, nem mulher, então me contentei em passar a infância sendo o jacarezinho quando tocava é o tchan nas festas da família.
    Blogger Comment
    Facebook Comment